segunda-feira, 26 de março de 2012

O FAVO E A VELA

favo

A vida deveria ser mais doce
feito uma saia rendada de abelhas
depositando mel a cada instante
adocicando detalhadamente
sentimentos de cada um de nós

e feito paz, branca
sobre a mesa, acesa
iluminando novos caminhos
do porvir.

Rogério Salgado & Virgilene Araújo

Poema recebido por email. Textos, críticas e sugestões podem ser enviadas para o email touche.sp@uol.com.br.

Rogério Salgado nasceu em Campos dos Goytacazes(RJ). Passou sua infância e parte da adolescência vendo com frequência, sua mãe, a pianista Glória Salgado, tocar piano. Aos sete anos, seu pai veio a falecer, deixando-lhe de herança, uma grande biblioteca.
Em 1974 participou do Teatro Escola de Cultura Dramática, onde descobriu a arte. Em 1975 escreveu seu primeiro poema. Participou de muitos festivais de música em sua terra natal.
Em 1979 criou com os poetas Fernando Leite Fernandes, Guilherme Fernandes e Anthony Garotinho (este último, atual político de renome nacional) o Grupo Abertura de Artes e Estudos,escrevendo a peça teatral Retorno a 200 metros, em parceria com eles.

Em 1980, com a morte da mãe, mudou-se para Belo Horizonte/MG. Em 1983 criou com Ecivaldo John e Virgínia Reis, a revista Arte Quintal, um dos mais importantes veículos culturais da época.

Em 1993 criou o projeto In/Sacando a Poesia, que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias, recebendo pelo projeto, o Prêmio Capital Nacional-Categoria Poesia, em Aracaju/SE, em 1998.
Em 1994 teve um conto de sua autoria, adaptado para o extinto programa Você Decide, da Rede Globo de Televisão.
Em 2000 foi editor e orientador de pesquisa do livro Uai Poético Pesquisando as Raízes e Veias Poéticas, de Virgilene Araújo, uma reunião de poetas atuantes na capital mineira. Neste mesmo ano, criou com Wal Souza e outros poetas, o Sarau da Lagoa do Nado, dando inicio a efervescência poética que iria crescer nos próximos anos na capital mineira.

É idealizador e realizador, juntamente com Virgilene Araújo, do Belô Poético-Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte e Poesia na Praça Sete, este realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de BH,

Figura em muitas antologias, entre elas: A Poesia Mineira no Século XX (Imago Editora-1999), organizado por Assis Brasil.
Tem publicado mais de 20 livros. Em 2008 Virgilene Araújo Publicou o livro Trilhas, uma seleção de 70% de toda a obra poética de Rogério Salgado. Comemorou 35 anos de carreira poética em 2010
. (fonte :
http://www.psiupoetico.com.br)

Conheça o blog do Rogério,com o inspirado nome de O Artista En/Cena : http://artistasencena.blogspot.com.br/

Saiba mais em http://www.germinaliteratura.com.br/rogerio_salgado.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário