sábado, 28 de abril de 2012

II Concurso de Poesia Autores S/A

 

Estão abertas as inscrições para o II Concurso de Poesia Autores S/A! Leia atentamente o regulamento do concurso. Disponibilizamos também, logo abaixo do regulamento, um link para o formulário de inscrição. Além dos vários prêmios oferecidos, o Portal Cronópios publicará os autores vencedores.

REGULAMENTO

II Concurso de Poesia Autores S/A
Realização: Blog Autores S/A (
http://autoressa.blogspot.com)
Idealizador: Lohan Lage Pignone

Regulamento oficial

1. DO OBJETIVO DO CONCURSO

Percebe-se um crescente número de poesias sendo divulgadas através de espaços virtuais, sobretudo em blogs. A má valorização e a descrença que se dá à poesia na sociedade têm gerado, nos últimos anos, um êxodo poético para o mundo virtual: espaços democráticos, sem pretensões lucrativas, que trazem do anonimato poetas de incontestável talento. Poetas que, por sua vez, não obtiveram boa receptividade (ou nenhuma) sob o aspecto mercadológico do material poético. Com base nesta prerrogativa, o blog Autores S/A tomou a iniciativa de estimular a produção de poemas, a formação e a divulgação de novos poetas. Nesta segunda edição do concurso, a expansão dos trabalhos dos poetas será ainda mais vasta comparada à edição do ano passado. O grande diferencial do Concurso de Poesia Autores S/A são as análises e ensinamentos deferidos por jura dos – autores renomados e professores de alto gabarito – que se encarregam de direcionar os poetas, ensiná-los técnicas em prol de sua evolução na competição e, consequentemente, fora da competição. Tal característica não se observou, até então, em nenhum outro certame.

2. DAS INSCRIÇÕES

2.1 O período de inscrições se dará entre os dias 02 de abril de 2012 a 14 de maio de 2012.

2.2 Poderão se inscrever pessoas físicas, de qualquer idade, residentes legais em qualquer país, desde que o trabalho enviado tenha sido escrito em língua portuguesa (o que não impede, de forma alguma, o uso de termo estrangeiro no poema). O poema não precisa ser inédito na primeira fase de envio, sendo permitido o envio de poemas premiados em outros certames, bem como poemas publicados em blogs/sites e livros de autoria.

2.3 Não será cobrado qualquer tipo de taxa de inscrição.

2.4 Os participantes deverão, no período de 02 de abril de 2012 até 14 de maio de 2012, acessar o blog Autores S/A, cujo endereço é:http://autoressa.blogspot.com e preencher o formulário de inscrição que lá estará disponível, com os seguintes campos obrigatórios: nome e endereço completos, pseudônimo, telefone, data de nascimento, e-mail e, claro, o poema intitulado. O participante deverá ser seguidor (a) do blog Autores S/A (basta ir em Amigos S/A).

2.5 O pseudônimo disposto no item 2.4 não poderá conter qualquer semelhança com o nome real do participante.

2.6 O sistema de inscrição informará ao participante, via e-mail, se a inscrição foi ou não efetuada com sucesso. É de suma importância verificar a caixa de spam neste caso.

2.7 O poema deverá ter, obrigatoriamente, um título.

2.8 Os participantes serão excluídos automaticamente do concurso em caso de fraude comprovada ou de apresentação de poemas que não sejam de sua autoria, podendo ainda responder por crime de falsidade ideológica ou documental.
2.9 Os finalistas do ano passado, com exceção dos dois primeiros colocados (que não poderão se inscrever este ano), que queiram se inscrever novamente, por favor: enviem pseudônimos diferentes, bem como poemas diferentes.

3. DA BANCA DE JURADOS

3.1 O júri oficial será formado por pessoas reconhecidamente capacitadas em Literatura e/ou Artes e/ou Educação. Os convidados, para formarem o júri durante as etapas do concurso, serão autores (de renome ou não), ou pessoas de nível semelhante ao dos jurados oficiais.

4. DAS FASES DO CONCURSO

4.1 Haverá a pré-seleção dos poemas inscritos. A pré-seleção consistirá em duas fases: na primeira fase, serão classificados 30 poemas. Desses 30 poemas, uma nova seleção será realizada, com base em um novo desafio proposto para os 30 poetas.

4.2 Os poetas classificados serão devidamente informados, via e-mail, sobre todo e qualquer desafio que virá a ser proposto pela organização do concurso.

4.3 O término da segunda fase da pré-seleção se dará com a classificação dedez (10) poemas. Os dez poetas, respectivos, disputarão a fase final do concurso.

5. DA FASE FINAL DO CONCURSO

5.1 A fase final do concurso, disposta no item 4.3, será disputada em oito (08) etapas semanais.

5.2 Em cada etapa haverá uma temática estabelecida pela organização do concurso, a qual os poetas finalistas deverão obedecer no feitio de seus poemas.

5.3 As temáticas dispostas no item 5.2 serão encaminhadas para os poetas com cinco dias de antecedência em relação ao dia de postagem.

5.4 Todos os poemas da fase final deverão ser enviados para o e-mail do concurso (e-mail revelado somente para os classificados). Todos os poemas serão publicados no blog Autores S/A, de acordo com as etapas. As datas e horários/ prazos serão devidamente informados aos poetas finalistas na ocasião.

5.5 Os poemas da fase final deverão ser enviados em anexo ou no próprio corpo do e-mail do concurso, em fonte Times New Roman, tamanho 12. Não haverá limite de linhas/versos ou caracteres. Será permitido o envio de uma (01) imagem para ilustrar o poema (dado facultativo), exceto quando for determinado o contrário em alguma das etapas.

5.6 Os dez poetas finalistas disputarão as oito etapas em pontos corridos, ou seja, não haverá eliminação durante a fase final do concurso. O poeta que, ao término do certame tiver acumulado maior número de pontos, será consagrado o vencedor.

5.7 A pontuação, supracitada no item 5.6, será estabelecida da seguinte forma:

Os jurados empregarão suas notas de 9 a 10 (9,1 – 9,2 – 9,3 – 9,4, e assim até 10).

Abaixo, o padrão de pontuação que será estabelecido, dos poetas mais pontuados (soma de todos os jurados) até os menos pontuados na etapa:

1º-12 pontos / 2º-11 pontos / 3º-10,5 pontos / 4º-10 pontos / 5º-9,5 pontos

6º-9 pontos / 7º-8,5 pontos /8º-8 pontos / 9º-7,5 pontos / 10º-7 pontos.

5.8 Haverá a participação popular durante o concurso, através de enquetes. Os poetas mais votados pelo público nas enquetes poderão receber apenas 1 ponto de bonificação nas etapas.

5.9 Não será permitido qualquer tipo de acordo entre os participantesdurante a fase final do concurso. Tanto os prêmios quanto o título do concurso serão intransferíveis.

6. DA PREMIAÇÃO

6.1 A premiação do II Concurso de Poesia Autores S/A será distribuída da seguinte forma:

1º colocado: Uma quantia de 400,00 (quatrocentos reais) em dinheiro; 1 Troféu; 1 Assinatura, de seis meses, da revista Metáfora; 1 Caricatura (do poeta vencedor) e publicação de 3 poemas do concurso no site Mundo Mundano.

2º colocado: 1 aparelho de MP5 4GB; 1 Troféu; 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e publicação de 2 poemas do concurso no site Mundo Mundano.

3º colocado: 1 aparelho de celular (Samsung); 1 Troféu; 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e publicação de 1 poema do concurso no site Mundo Mundano.

4º colocado: 1 caderno Moleskine; 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e 1 livro.

5º colocado: 1 Assinatura, de dois meses, da revista Metáfora e 1 livro.

6º colocado: 2 livros.

6.2 Haverá, ao término do concurso, uma postagem que irá celebrar e premiar os melhores poemas do concurso – abarcando os poemas de desde a segunda fase da pré-seleção. Será a premiação extra, que será dividida emcategorias. São elas:

a) Melhor poema
b) Melhor título
c) Melhor verso
d) Melhor estrofe
e) Melhor criatividade
f) Melhor intertextualidade

6.3 O vencedor de cada categoria receberá um (01) livro como premiação e terá seu poema publicado no Portal Cronópios.
6.4 Durante o certame, serão sorteados prêmios entre os participantes.
6.5 Todos os prêmios serão devidamente enviados, por Correios,após o término do concurso.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Durante todo o período do concurso, o espaço do blog Autores S/A ficará reservado unicamente para o recebimento de textos concernentes ao concurso de poesia.

7.2 Ao fazer a inscrição, o autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra no blog Autores S/A. O autor responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei dos Direitos Autorais.

7.3 Os participantes serão prontamente avisados sobre a classificação ou a não classificação para a fase seguinte logo ao término da pré-seleção.

Dúvidas? Entre em contato com :

E-mails: poesiaautoressa@gmail.com ou lohanlp@yahoo.com.br
Ou pelo link : dúvidas, logo abaixo do formulário de inscrição para o concurso.

( Regulamento gentilmente enviado pelo amigo Angelo Macedo, da Secretaria de Cultura do município de Guarulhos,SP. Abaixo estão os contatos do Angelo : http://facebook.com/macedoangelo ; http://twitter.com/macedoangelo )

quinta-feira, 26 de abril de 2012

MULHER

mulher3423

     a Floresta lhe é dentro
     Selvagem
     como o casulo rompido
     revela-se Mito
     onde não havia nada

     no princípio, era a Mulher

Curiosa

Texto de 'Curiosa' - postado no blog - Intimidades da Curiosa - http://www.intimidadesdeumacuriosa.com/#ixzz1tCHqlRSj - direitos reservados Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial No Derivatives

segunda-feira, 23 de abril de 2012

SEM TÍTULO

 

PIPA3

Solta o menino
pipas ao vento;
sonhos voam alto

Adélia Einsfeldt

A amiga Adélia é de Porto Alegre,RS. Seus trabalhos foram publicados em diversas edições do fanzine Versos Livres,porém,no post de hoje, publicamos um poetrix que ela nos enviou por carta.  Confira outros trabalhos dela em http://www.caestamosnos.org/Magazine_2012/magazine2012-Mar-Dia_Poesia-04.htm

sábado, 21 de abril de 2012

VII CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS

simbolo_pequenino A Academia Cachoeirense de Letras (ACL) promove o VII CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS, em nível nacional, com o objetivo de incentivar e divulgar a produção literária, e, principalmente, despertar o gosto pela linguagem escrita, em prosa, de acordo com o seguinte

REGULAMENTO:

1.    O tema é de livre escolha, podendo cada concorrente inscrever até 2 (dois) trabalhos inéditos, separadamente, datilografados ou digitados, em 3 (três) vias e em espaço 2 (dois),  vedada a participação dos membros efetivos da ACL.

2.    Com os trabalhos deverá seguir um envelope menor lacrado, constando, em sua parte externa, o título da obra e o pseudônimo; e, na parte interna, uma ficha de inscrição do autor, contendo: nome completo, pseudônimo, título da obra, endereço (com CEP), número de documento de identidade, data do nascimento, telefone para contato (com DDD) e e-mail (se houver).

3.    A remessa dos trabalhos, sem qualquer identificação, deverá ser feita para: Academia Cachoeirense de Letras – VII CONCURSO RUBEM BRAGA DE CRÔNICAS – Rua Cel. Francisco Braga, 71 – Sala 1101 – Ed. Itapuã – Centro – CEP 29300-220 - Cachoeiro de Itapemirim (ES), valendo o carimbo postal como data de inscrição.

4.    O prazo de entrega terminará no dia 27 de maio, correspondendo à inscrição a simples remessa ou entrega dos trabalhos, ficando implícita a concordância dos candidatos às disposições deste Regulamento, sendo os casos omissos resolvidos pela Diretoria da ACL, cujas decisões serão irrecorríveis.

5.    As crônicas serão julgadas por uma Comissão constituída por Membros Efetivos da Academia ou intelectuais por ela indicados, desde que não tenham participado do Concurso, não havendo, em nenhuma hipótese, devolução dos trabalhos remetidos, reservando-se a Academia o direito de não conceder as premiações anunciadas, caso não sejam as crônicas examinadas merecedoras de tais distinções.

6.    Havendo 2 (dois) trabalhos do mesmo candidato, se ambos forem classificados, só será considerado o que obtiver a maior nota.

7.    Na classificação geral, se houver empate, prevalecerá o trabalho do concorrente mais idoso.

8.    Os 3 (três) melhores concorrentes receberão, em sessão solene da Academia, em dia, horário e local a serem definidos, além de medalhas e diplomas, prêmios em dinheiro, que são os seguintes: 1º  lugar – R$ 800,00 (oitocentos reais); 2º  lugar – R$ 600,00 (seiscentos reais); 3º  lugar – R$ 400,00 (quatrocentos reais), sendo os vencedores avisados com antecedência, podendo a Academia publicar os melhores trabalhos, com a citação do nome do autor.

Cachoeiro de Itapemirim, 27 de março de 2012.
SOLIMAR SOARES DA SILVA - 
Presidente da Academia Cachoeirense de Letras
-
Academia Cachoeirense de Letras, reconhecida de Utilidade Pública
Rua Cel. Francisco Braga, 71 – Sala 1101 – Ed. Itapuã - 29300-220 - Cachoeiro de Itapemirim – Espírito Santo - 
http://www.academiacl.com.br
-
Mais informações poderão ser fornecidas pelo amigo Solimar através do email soares.cdi@terra.com.br

cachoeiro

Vista parcial da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, terra do Solimar, do Rubem Braga e de Roberto Carlos, entre outros..

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DESESPERO AQUÁTICO

chuva

Parece que brinco com a metade da chuva em mim
E os pés, enlameados, pesam os pensamentos leves.
Não me assusta a noite de ontem e a de hoje nada me é
Mais do que foram tantas espalhadas na nudez do viver.

Um tanto de mim grita as paredes o silêncio do peito
E fora sorri a mulher vestida de dores em seu reino.
Inocente, a fogueira nos olhos reclama lençóis desfeitos,
Sonho fugidio, mochila aberta sem o cheiro dele.

Analiso o tempo de parir a alma e recolho sementes
Do que talvez um dia seja o agora disfarçado de presente.
O que faz da ausência o meu jeito pranteio sem medo
E dona de nada, molho telepaticamente o ausente.

Dói mais em mim do que nele essa lâmina infiltrada
No que de nós ressurge quando choro e deságuo a linha
Do querer ser a única flor a colorir sua estrada estrelada,
Por mim idolatrada, parte esquecimento, forma de ser água.

Parece que brinco comigo e molhada chovo a que sou
Na encosta de um tempo anuviado na permanência de meus anseios.
Parece que brinco e permaneço, porém não fluida, morro,
Alagada e pesada tempestade, acorrentada à palavra saudade.

Eliane Alcântara.
http://www.eliane_alcantara.blogger.com.br

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CONCURSO LITERÁRIO


Prêmio Literário Meu Brasil Brasileiro |

!cid_meu_brasil 
::.. Tema: Neste concurso brasileiríssimo você poderá escrever, em prosa ou verso, um texto falando do Brasil, o amor por esta terra, o prazer de ser brasileiro.

::.. Quantidade de Obras:
Cada participante poderá concorrer com até 2 (duas) obras, em qualquer gênero literário, com até 60 linhas cada uma. As obras deverão ser enviadas em língua portuguesa.

::.. Inscrições: As inscrições estarão abertas até o dia 20 de abril de 2012 (vale como comprovante de envio o carimbo postal ou e-mail).

::.. Envio das Obras: As obras deverão ser enviadas digitadas em papel ofício em espaço 2, por uma das quatro formas:

  • pelo formulário eletrônico;
  • pelo e-mail concursos@litteris.com.br (caso você não consiga enviar pelo formulário acima)
  • para a sede da Editora, na Av. Presidente Vargas, 962/1411 - Centro - 20071-002- Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal)
  • para a Caixa Postal 150 - 20001-970 - Rio de Janeiro - RJ (válido carimbo postal). Ao enviar suas obras por correio, envie junto o seu nome completo, pseudônimo, endereço de correspondência e telefone de contato.

::.. Premiações:

  • 1º Lugar - A edição da obra premiada no livro Meu Brasil Brasileiro, 20 exemplares do livro, troféu e certificado.
  • 2º Lugar - A edição da obra premiada no livro Meu Brasil Brasileiro, 15 exemplares do livro, medalha e certificado.
  • 3º Lugar - A edição da obra premiada no livro Meu Brasil Brasileiro, 10 exemplares do livro, medalha e certificado.
  • Edição de Participação - Os autores classificados com Edição de Participação, poderão optar pela aquisição de exemplares através do sistema de cooperativismo, tendo suas obras editadas no livro Meu Brasil Brasileiro, além de um certificado.

::.. ::.. Compromisso: Os vencedores, desde já, declaram ser de sua autoria as obras concorrentes e classificadas, não constituindo plágio de nenhuma espécie, podendo responder juridicamente por este ato se tal concordância for falsa.

::.. Resultado: Todos os participantes serão comunicados através de cartas até o dia 20 de maio de 2012, acerca da classificação ou reprovação no concurso. O júri escolhido pela Editora para fazer a seleção das obras é soberano em seu resultado final.

::.. Comissão Julgadora:

  • Lady Francisco: atriz de cinema, teatro e TV. Autora do livro Nunca Fui Santa.
  • Fabio Fabrício Fabretti: professor, escritor, pesquisador e biógrafo. Autor dos livros: 40 anos de Glória - biografia da atriz Glória Pires, Caio Fernando Abreu – cartas, O Mundo Rosa de Amarelino, entre outros.
  • Dimia Fargon: escritora, pianista e professora. Autora da série literária Mulheres – biografia de mulheres brasileiras.
  • Johnny Soares: escritor, ator, publicitário, professor universitário e jurado de Enredo do Desfile das Escolas de Samba do Rio. Autor do livro Poemarketing.
  • Juarez Santos: pianista, artista plástico e escritor. Autor do livro Estrelas Nascem para Brilhar - biografia da atriz Sandra Bréa.
  • Artur Rodrigues: editor e produtor. Autor de oito livros entre eles Que os Anjos Digam Amém e O que é o Amor. É presidente do Conselho Cultural da Fundação José Ricardo – Funjor.

::.. Outras informações: A Editora não se responsabiliza por obras extraviadas ou perdidas quando do seu envio. As obras que não estiverem de acordo com o regulamento serão desclassificadas. Os participantes inscritos concordam com todas as cláusulas deste regulamento.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

O PESCADOR DE SONHOS

wolk-sheila-campo-dos-sonhos

Inspiração só
não basta.
É isca
do poeta
Para pescar
palavras.

Ari Lins Pedrosa
Maceió/AL

"Ari Lins Pedrosa nasceu em João Pessoa, na Paraíba, e desde 1964 é residente na capital alagoana, Maceió. Sua formação é em Ciências Contábeis pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió – CESMAC, atuando como diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Urbana no Estado de Alagoas e presidente do Conselho Fiscal da Fundação CEAL de Assistência Social e Previdência.

Ele é membro da Associação Alagoana de Imprensa – AAI, da União Brasileira de Escritores – UBE, de São Paulo, além de ser correspondente do The International Academy of Eylettersita of England, em Londres, dentre outras, chegando a participar de 31 antologias poéticas, entre elas a International Poetry Yearbook  - 1994, editado por Teresinska Pereira. 

Além de tudo disso, ele é detentor de 49 prêmios literários nacionais e internacionais, tendo já publicado os livros de poesia: O Véu do Vento (1987), Jangada de Papel (1990), O Pescador de Sonhos (1999), O Veludo da Uva (2003) e O Jardineiro das Nuvens (2006). De literatura infantil publicou A jangadinha Lenira e o Sol (Nascente, 1999), Pintando o Sete (2002) e Vogais Atrevidas e Consoantes Inibidas (2005).  De contos e crônicas publicou Gota Urbana(2004)" (Luiz Alberto Machado, do site Sobresites . Confira em http://www.sobresites.com/poesia/resenha/ari-lins-pedrosa.html)

Saiba mais em http://varejosortido.blogspot.com.br/2008/01/poetas-alagoanos.html

domingo, 15 de abril de 2012

V Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro

(Prêmio Francisco Igreja)

A APPERJ - Associação Profissional de Poetas no Estado do Rio de Janeiro convida todos os poetas a participarem do FESTIVAL DE POESIA FALADA DO RIO DE JANEIRO - PRÊMIO FRANCISCO IGREJA.

Em 2012 - ocorrendo o V FESTIVAL DE POESIA FALADA DO RIO DE JANEIRO

O tema do concurso é livre, sendo aceitos todos os estilos poéticos. Poderão participar poetas residentes ou não no país, de qualquer nacionalidade, exceto os diretores da APPERJ. Cada concorrente poderá enviar até três poemas inéditos, em língua portuguesa, digitados, de no máximo 30 linhas (espaços inclusive), em 3 (três) vias de cada, acompanhados da taxa de inscrição: 10 reais por poema (cópia do depósito feito em nome de APPERJ, Banco Santander, ag. 0894, cc 2017863-5, até o dia 31 de julho de 2012, para: V Festival de Poesia Falada do Rio de Janeiro - Prêmio Francisco Igreja; Rua Oscarito, 61, CEP: 22743-730, Freguesia/Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ, valendo como data de entrega o carimbo do correio.

O trabalho deverá ser apresentado com pseudônimo e os dados do autor deverão ser enviados em envelope lacrado, digitado (não serão aceitos poemas manuscritos), constando de: nome completo do autor; nome literário; pseudônimo; título da obra; endereço completo - CEP inclusive; telefone para contato - indicar DDD; e-mail. O envelope lacrado com os dados do autor deve ser enviado dentro do envelope maior contendo o(s) poema(s) para o concurso. Colocar como remetente, o nome Francisco Igreja e o mesmo endereço do destinatário. A identificação indevida do poeta, assim como o não atendimento a qualquer item do regulamento, acarretará na desclassificação do mesmo.

Os poemas serão julgados por literatos reconhecidos da comunidade poética brasileira, cuja decisão será irrevogável e irrecorrível. Serão considerados na decisão: a correção da linguagem, a beleza das imagens poéticas e a originalidade com que o tema for tratado.

Premiação:
Categoria Única - serão selecionados os 20 melhores textos, cujos autores receberão certificado de Menção Honrosa e prêmios no valor de mil reais, assim distribuídos: 1° lugar: R$400,00; 2° lugar: R$300,00; 3° lugar: R$200,00 e melhor intérprete: R$100,00.

O poeta 1° lugar em texto receberá o Prêmio Francisco Igreja, que constará de: além do prêmio em dinheiro; publicação sem ônus na coletânea PERFIL e medalha Francisco Igreja.

Ao apperjiano mais bem classificado dentre todos os concorrentes selecionados ou não (e em dia com a Tesouraria da associação), será oferecido certificado, o Troféu Francisco Igreja, sendo seu poema publicado graciosamente – sem ônus, na Coletânea PERFIL.

A seleção dos poemas será feita por associados, especialmente, convidados para este mister. A classificação dos poemas selecionados será feita por júri presente ao evento que, também, considerará a oralidade na seleção do melhor intérprete (tempo máximo de apresentação de 10 minutos, a ultrapassagem do tempo estimado acarretará em desclassificação). Concorrerão todos os intérpretes, autores ou não. Os poemas selecionados para a cerimônia de premiação serão publicados no site da APPERJ, blog Revista APPERJ e no site da OFICINA Editores (apoio cultural).

O encerramento do concurso acontecerá dia 14 de setembro de 2012 (6ª feira), a partir das 17h, no Auditório Machado de Assis, da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Pedimos a todos os concorrentes, que indiquem a intenção de comparecer ao encerramento ou o nome de um poeta carioca que possa representá-lo. A Diretoria da APPERJ garante, antecipadamente, a apresentação dos poemas selecionados, durante a festa de encerramento.

Outras informações pelos tel: Sérgio Gerônimo (21) 3328-4863 e Márcia Leite (21) 2447-0697.

Apoio cultural: www.oficinaeditores.com.br

Site referendado no Diretório Mundial de Poesia da UNESCO

quinta-feira, 12 de abril de 2012

DOAR A SI

 

JUIZOFINAL

Eis que um pobre, dentre os demais,à espera
do Juízo Final que os mediria
vê, sobre a multidão que o desespera
o Deus,que a legião de arcanjos guia.

Dirige-se ao Senhor e principia:
- Vivi por longos anos vida austera,
sem cobiça ou vaidade - em laje fria -
qual cão sem dono que tudo tolera.

-Se nada pude dar,pois nada tinha,
para ganhar o Céu fiz o preciso..
cumpri as vossas Leis na vida minha.

-Tivesses dado ao próximo um sorriso
(réplica do Criador) você já vinha
sentar entre os irmãos, no Paraíso !

Nato Azevedo

Nato é da cidade de Ananindeua,Pará.

Na sua página do site Overmundo,eis como ele  se apresenta:  "Carioca de 1º/10/1952, faço poesias desde os 15 anos e contos & crônicas a partir de l988, tendo publicado mais de 50 textos nos jornais de Belém e Ananindeua, cidade vizinha. Membro da UBT-Belém (União Bras. de Trovadores) e da ALA-A (Assoc. de Letras e Artes de Ananindeua) fui vencedor em 9 concursos nacionais de poesia/contos, tenho 51 Menções Honrosas em eventos literários de vinte cidades em 11 Estados e 220 textos em jornais culturais e revistas de 52 cidades em 9 Estados.”

“Estou em 14 coletâneas literárias de 4 Estados, principalmente em obras da IGAÇABA Prod. Culturais, da cidade de Roque Gonzales/RS. Sou compositor de MPB, sambas e rocks sem maiores méritos, fazendo também versões de hits de grandes bandas roqueiras. “

“Lancei artesanalmente (Edição do Autor, em xerox) PALAVRAS AO VENTO, livreto de poemas & canções com mais de 80 cópias, em 4/1986; coordenei a coletânea com 16 poetas de Vigia/PA, "Livrencontro", em fev./1987, com mais de 200 cópias e editei "QUASE NADA...""miscelânea" com 60 exemplares, em 9/1988.”

”A partir de dez.1999 produzi o folheto "Jardim de Trovas" nº 0 e 1 (este em nov./2000) e o nº 2, hoje com mais de 500 cópias já enviadas para todo o país, desde junho/2002.”

“Entre 1990/92 organizei shows anuais em teatros de Belém com artistas de Ananindeua, além de fundar (em 1988, com meu irmão gêmeo Renato) e presidir o CCCP - Centro Cultural de Capoeira do Pará, controverso marco extinto em 6/1992, no qual expedi mais de 300 ofícios diversos defendendo uma visão artítisca dessa luta.”

“Aguardo a futura (?!) publicação de "QUASE NADA...", estreando como contista e registro as minhas memórias em "AQUELAS TARDES TRISTES...", com cenas da infância no Sul (PR/SC) e "momentos" amazônicos." (http://www.overmundo.com.br/perfil_favoritas/nato-azevedo)

Confira mais poemas de Nato Azevedo em http://www.avspe.eti.br/sonetos/NatoAzevedo.htm

ilustração: Miguelangelo Buanorroti
http://aidobonsai.com/2011/04/26/michelangelo-buonarroti/

quarta-feira, 11 de abril de 2012

GOSTO...

VERSOSSOLTOS2 
Gosto dos versos soltos no ar
Que teimam em não rimar
com outro, mas com a vida.

Raul Machado

Publicado no fanzine "Versos Livres", edição nº 31.

Poema publicado originalmente no jornal "R.S.Letras",editado por António Soares. O endereço para correspondência do jornal é R. Plácido de Castro, 154,Porto Alegre,RS.

Saiba mais sobre Raul em http://www.astormentas.com/poemas.aspx?tp=&id=Raul%20Machado