terça-feira, 8 de janeiro de 2013

EMAIL ENVIADO PELO ESCRITOR ARICY CURVELLO:

PhotoFunia-24d0812 Caros(as)  Amigos(as),

2012 não foi um ano comum. Como sabem, foi extraordinário sob muitos aspectos.

Para mim foi de muito trabalho. E de alegrias também, algumas das quais procuro compartilhar.

O  n° 36 da conceituada revista "Poesia Sempre",  da Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), ref. a 2012, é dedicado à poesia de Minas Gerais, edição em que fui incluído. O volume vira a público agora neste mês.

Em agosto de 2012, foi lançada na França, em Paris, pelas Éditions Jalons [Hors Série], a antologia "Le Printemps du Brésil" ("A Primavera do Brasil"),  com vinte poetas brasileiros traduzidos ao Francês pelo professor da Sorbonne e escritor Jean-Paul Mestas, que pela quinta vez me traduziu e incluiu em antologia por ele organizada ( 2 na França e 3 em Portugal, pela Universitária Editora, de Lisboa, em Port./Francês).

A notícia foi divulgada no Brasil pelo jornal literário "Linguagem Viva" Ano XII nº 277, São Paulo, set. 2012, p. 6, periódico que não atualizou seu site www.linguagemviva.com.br, que ainda se limita ao nº 273 [maio 2012]. Felizmente, o "Jornal da ANE- Associação Nacional de Escritores" estampou  com destaque em sua primeira página a notícia dessa antologia cuja foto reproduz [Anos VII e VIII nº 49, Brasília, dez.2012/jan.2013  - outro periódico que também não atualizou seu site www.anenet.com.br, detido na edição nº 47 (ago./set. 2012)]. Mais dia menos dia  os dois excelentes periódicos culturais atualizarão seu respectivo site na Internet.

Uma honra ser mencionado duas vezes em "Peregrinações Amazônicas" [ Taubaté/SP : Letra Selvagem, 2012, pp. 24 e 176] , o mais novo livro do grande crítico e professor Fábio Lucas. Para quem não sabe, informo que meu poema mais longo e mais traduzido no Exterior é "O Acampamento", escrito em 1975/1976, quando trabalhava no norte do Pará, a serviço de empresa de mineração do Grupo Cia.Vale do Rio Doce. A maior parte dos brasileiros (inclusive escritores)  ainda não se deu conta que mais de 60% de nosso território nacional pertencem à Amazônia.

Importante lançamento no ano foi também o volume " Revistas Literárias Brasileiras - Século XX" ( Brasília/DF:Edição do Autor, 2012) do conhecido poeta Paco Cac (Paulo Cezar Alves Custódio). Lá estou em vários verbetes de revistas.

O artista plástico Hélvio Lima editou no ano cinco novos  cartões postais (Arte Postal), com foto de suas novas telas em que inscreveu versos de minha autoria. Em 2012, também uma inovação: um cartão postal retratando um objeto, em acrílica e pregos sobre prancha de madeira, com meus versos : " parte louca de mim a mais interessante sim". Hoje, a coleção perfaz 19 cartões postais retratando telas do Hélvio com versos deste escriba e mais esse objeto intitulado "Autoretrato".

Escobar Franelas montou uma interessante exposição na instituição cultural Casa Amarela (São Paulo/SP), utilizando video por ele produzido a respeito da coleção de cartões postais (Arte Postal) do Hélvio Lima. A coleção foi também exposta.

Só tenho a agradecer aos críticos e a todos aqueles escritores e profissionais que, de um modo ou de outro, dedicaram parte de seu tempo no ano passado a escrever sobre meu trabalho ou a produzir algo sobre ele. E não foram poucos.

Em especial, meus agradecimentos a Cleber José Pacheco (Rio Grande do Sul), Manoel Hygino dos Santos (Academia Mineira de Letras, Belo Horizonte), Rosani Abou Adal (São Paulo/SP), Ilma Fontes (Aracaju/SE), Antônio  Cabral Filho (Rio de Janeiro/RJ), Selmo Vasconcellos (Porto Velho/RO), Diego Mendes Sousa (Piauí), entre outros.

Que alguém me perdoe, se lhe parecer que não valorizei devidamente seu trabalho nesta relação. Um excelente 2013 para vocês,

Aricy Curvello
curvello.aricy@gmail.com

Leia um artigo sobre a Questão da Linguagem em Aricy,no blog do amigo Antonio Cabral :
http://letrastaquarenses.blogspot.com.br/2012/12/enc-questao-da-linguagem-na-poesia-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+LetrasTaquarenses+(LETRAS+++TAQUARENSES)

Saiba mais sobre o grande poeta em http://www.jornaldepoesia.jor.br/acurvello.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário