terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

CONCERTO MUNDIAL DE VOZES LITERÁRIAS – TIME TO SAY : NO !

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – Dia 8 de março

A APPERJ- Associação Profissional de Poetas do Estado do Rio de Janeiro, junto ao PEN International (Londres/GB) e ao PEN Club Áustria farão um "happening" poético, dia 8 de março de 2013, na Cinelândia, Centro do Rio de Janeiro, às 15hs, participando do Concerto Mundial de Vozes Literárias – TIME TO SAY: NO!, pelo direito à educação e à liberdade de expressão, diga NÃO à opressão! Concomitantemente os poemas serão publicados online no site do PEN Club da Áustria. Abaixo o chamamento do movimento.

!cid_D8B141D418AC4F77B59C38CFF905289B@Sergio !cid_C97579CC8F534CEFA225E746991C7530@Sergio

Austrian PEN

TIME TO SAY:NO!

HORA DE DIZER: NÃO!

Em 09 de outubro de 2012, uma paquistanesa de 14 anos, blogueira Malala Yousafzai, levou um tiro, quando voltava para casa vindo do seu colégio. Ela foi atacada por terroristas do Taliban, por causa do seu ativismo em prol dos direitos das mulheres. Ela escreveu em seu blog, que garotas vivendo em Swat-valley são permanentemente impedidas de frequentarem a escola.

Nós não podemos nos silenciar.

Você poderá perguntar por que este ataque importa ao PEN? Tanto quanto ao fato de estarmos contra qualquer forma de violência e nós vemos este covarde assalto, como um ataque a Liberdade de Expressão. Sem escrever ou ler não existiriam livros, poetas, ensaístas e romancistas e estes são as pessoas que o PEN representa. Sem literatura a liberdade de expressão está ameaçada.

O direito à educação é um direito humano universal. É um direito básico que promove e garante a democracia fundada na legalidade constitucional. Isto é independente de ser baseada ou limitada pelo gênero.

Nós temos que ter posições firmes e dizer 'NÃO!' a estes que questionam o direito à educação e aos que querem abolir em parte ou completamente isto.

Por favor escreva um poema, uma pequena história ou, mesmo, uma carta de protesto em sua própria língua.

Nós gostaríamos de registrar este protesto em quantos idiomas fossem possíveis e publicá-lo no dia 08 de março de 2013, Dia Internacional da Mulher, quando nós apresentaremos o Concerto Mundial de Vozes Literárias.

Por favor, envie a sua contribuição para: info@penclub.at

Philo Ikonya, Board Member, PEN International
Helmuth A. Niederle, President PEN Austria

Sérgio Gerônimo, Presidente da APPERJ

Todos os autores concordam que os textos enviados poderão seu utilizados, em parte ou em sua totalidade pela Campanha do PEN Club da Áustria.

Não se esqueça de colocar um pequeno currículo de 5 linhas.

Traduzido pelo associado do PEN CLUBE do Brasil Sérgio Gerônimo, que trouxe o projeto do PEN CLUB da Áustria, a pedido do presidente Helmuth Niederle.

Aguardamos você lá.
Sérgio Gerônimo
Pres. da APPERJ
www.apperj.com.br
www.revistaapperj.blogspot.com
www.facebook.com/apperj1
www.twitter.com/APPERJ1

Nenhum comentário:

Postar um comentário