sábado, 23 de maio de 2015

É NA BAHIA QUE SE INICIA A CULTURA BRASILEIRA



É na Bahia, e sob o signo do Barroco, que se inicia a história da cultura brasileira,com o Colégio de Artes,no século XVI.  Circunstâncias favoráveis permitiriam o crescimento duma grande capital e criaram o clima para o florescimento duma cultura humanística, cuja contribuição à evolução do pensamento brasileiro é de inestimável valor.

O que se deve assinalar entre as características marcantes dessa cultura é a participação do povo, sobretudo no domínio das artes: ao lado da literatura e das artes eruditas, criou-se uma rica arte popular, através dos poetas e cantadores de feira, improvisadores e repentistas, santeiros, ceramistas pintores, talhadores, gravadores, etc... 

O primeiro sintoma desse processo cultural é a chamada escola baiana do século XVII, grupo de intelectuais que constitui a primeira manifestação cultural feita por brasileiros,ou estrangeiros educados no Brasil. 

Vieram depois as academias ( "Esquecidos", 1724,"Renascidos",1759), os teatros,as bibliotecas e gabinetes de leitura e de tudo isso resultou o aparecimento de poetas,oradores,historiadores,gramáticos e professores,dos mais ilustres em suas épocas( Gregório de Matos, Frei Vicente do Salvador, Padre Antonio Vieira, Castro Alves, Carneiro Ribeiro, Rui Barbosa, entre outros) 

( fonte: Dicionário de Literatura,direção de Jacinto do Prado Coelho ( da Academia das Ciências e da Faculdade de Letras de Lisboa), 3ª edição, 1979, Figueirinhas/Porto ) 

Ilustração: Carybé :...

Nenhum comentário:

Postar um comentário