quinta-feira, 22 de junho de 2017

ESTRELAS

ceu-estrelado-yaeyama

"Não declares que as estrelas estão mortas só porque o céu está nublado.",diz um provérbio árabe.Já Carl Sagan disse: "Nós somos feitos de poeira de estrelas". No início de 1980, o astrônomo Carl Sagan escreveu e narrou uma série de televisão de 13 partes chamada "Cosmos" que foi ao ar na PBS. No show, Sagan explicava muitos tópicos relacionados com a ciência, incluindo a história da Terra, evolução, a origem da vida e do sistema solar.

"Nós somos a maneira do universo conhecer a si mesmo. Alguma parte de nosso ser sabe que é de lá que nós viemos. Nós desejamos retornar. E nós podemos, pois o cosmos está também dentro de nós. Somos feitos de matéria estelar," Sagan famosamente declarou em um episódio.

Sua declaração resume o fato de que o carbono, nitrogênio e átomos de oxigênio em nossos corpos, bem como os átomos de todos os outros elementos pesados, foram criadas em gerações anteriores de estrelas mais 4,5 bilhões de anos atrás. Os seres humanos e todos os outros animais, bem como a maior parte da matéria na Terra contêm estes elementos, que são literalmente feitos de matéria estelar, disse Chris Impey, professor de astronomia da Universidade do Arizona.

-

As primeiras concepções sobre a formação de estrelas por via gravitacional surgiram com Kant (1755) e Laplace (1796), no entanto, foi só em meados do século XX que a teoria de formação de estrelas de pequena massa (semelhantes ao nosso Sol), ficou mais explícita.

As estrelas formam-se dentro de grandes nuvens moleculares (GMC), que correspondem a grandes condensações de gás (essencialmente hidrogénio) e poeira. As GMC contém mais de 50% da matéria interestelar (o gás e a poeira) das galáxias.

-

Gênesis 1:11-25:

Deus Enche O Que Está Vazio

Depois de haver criado um lugar bem organizado e com bastante luz, Deus olhou para a sua criação e viu que ainda estava vazia. Notamos que é a natureza de Deus encher todas as coisas com o bem, para a glória dele. Assim, ele transformou o estado vazio da terra, colocando plantas sobre a terra firme, planetas e estrelas no céu, e animais na terra, nas águas e no céu. Podemos ver que Deus colocou ordem em tudo, governando até a reprodução das espécies de plantas e animais com a sua palavra (Gênesis 1:11-12,21,24-25

ceu-estrelas

-

É necessário ter o caos cá dentro para gerar uma estrela. -  Friedrich Nietzsche
-
No famoso livro de John Green, o título " A Culpa é das Estrelas” faz uma referência a uma citação ao Ato I, cena 2 da obra Júlio César de Shakespeare, em que Cassius está conversando com Brutus e diz a ele que a culpa não é das estrelas deles, mas deles mesmos por não serem mais que subordinados. Ao dizer que as estrelas não têm nada a ver com a situação deles, Cassius está afirmando as decisões e ações de uma pessoa são feitas por ela mesma e que a sorte e o destino não interferem nessas escolhas.(....)

Ao contrário da obra de Shakespeare, John Green não culpa sempre as pessoas, mas a sorte delas, por isso o nome do livro é “A Culpa é das Estrelas”. John consegue provar no livro inteiro o quão errado é falar com toda a certeza do mundo que a sorte e o destino não afetam as decisões de uma pessoa em certas situações, quando eles podem afetar e afetar MUITO. ( http://www.nemumpoucoepico.com/2012/07/culpadojohngreen-por-que-a-culpa-e-das-estrelas/)

-

“A culpa, caro Brutus, não está nas estrelas, mas de nós mesmos, que nos rebaixamos ao papel de instrumentos (…)” ( William Shakespeare, "Júlio César ")

-

Nenhum comentário:

Postar um comentário